Categorias de participação

05/03/2014
COMPARTILHE

A participação no ISE pode ser realizada em três categorias:

Elegível: a única que possibilita à companhia integrar a carteira do índice e requer o processo completo de respostas ao questionário e apresentação de evidências.

O período de respostas ao questionário do ISE tem duração de pouco mais de um mês, no início do segundo semestre de cada ano. As empresas têm à sua disposição um tutorial na página inicial do sistema, que apresenta orientações detalhadas do procedimento a ser seguido (edição e salvamento das respostas e instruções para envio por meio do sistema do ISE).

Finalizada essa etapa, os questionários são submetidos à equipe técnica do GVces que analisa as respostas das empresas e faz uma avaliação amostral de documentos enviados para comprovação das respostas. Saiba mais sobre o processo de seleção aqui.

A decisão sobre a composição da carteira do ISE cabe ao Conselho do ISE e o resultado é anunciado ao final de cada ano. A nova carteira entra em vigor no início de janeiro do ano seguinte.


Treineira: as empresas desta categoria participam apenas parcialmente do processo de seleção, e não se habilitam a integrar a carteira do ISE. Para isso, respondem ao questionário do ano em curso de acordo com os prazos previstos no cronograma do ISE, mas são dispensadas de apresentar evidências das respostas dadas. Ao fim do processo, do mesmo modo que as participantes na categoria elegível, cada empresa recebe relatório contendo seu desempenho quantitativo, resultante da pontuação obtida no questionário, tanto em termos absolutos como em relação às demais respondentes.


Simulado: aberto a todas as empresas listadas na B3. A participação nesta categoria é totalmente independente do processo de seleção do ano em curso, e não habilita a empresa a integrar a carteira do ISE. Nesta categoria, no momento que desejar, a empresa responde ao questionário do ano anterior e, ao concluir suas respostas, recebe imediatamente o relatório contendo seu desempenho quantitativo em relação àquele ano. Nesta categoria, a empresa pode responder até duas vezes ao questionário, para, por exemplo, avaliar os efeitos de medidas que planeje implementar. Pode escolher quais dimensões quer responder, pois não é obrigatório o preenchimento das sete dimensões. Desde que observados os devidos prazos, nada impede que uma empresa participante do simulado inscreva-se nas demais categorias (Elegível ou Treineira). A participação no simulado já está disponível.

Para fazer o pré-cadastro e receber mais informações, clique aqui.



Quadro comparativo das categorias de participação no ISE

  Categorias de participação
Atributos   Elegível  Treineira  Simulado
Possibilidade de integrar a carteira Sim Não Não
Oportunidade de reunião com Equipe ISE Sim  Não Não 
Questionário a ser respondido Do ano em curso Do ano em curso Do ano anterior
Dimensões do questionário Todas Todas Opcional
Relatório qualitativo (análise dos documentos corporativos) Sim Não Não 
Relatório quantitativo (desempenho da empresa, desempenho máximo, desempenho médio da carteira e médio das participantes) Sim Sim  Sim * 
Recebimento do relatório quantitativo No fim do ciclo No fim do ciclo Imediato
Flexibilidade de prazos Não Não Sim
Quem pode participar Emissoras das 200 ações mais líquidas Emissoras das 200 ações mais líquidas Todas empresas listadas

*Possibilidade de realizar o simulado considerando duas situações diferentes na empresa, recebendo dois relatórios quantitativos, um para cada momento.

 

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe pelo email ise@fgv.br.