BM&FBOVESPA divulga nova carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial para 2012

24/11/2011
COMPARTILHE

BM&FBovespa, 25/11/2011  

A BM&FBOVESPA anunciou hoje a sétima carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que vai vigorar de 02 de janeiro a 31 de dezembro de 2012. A nova carteira reúne 51 ações de 38 companhias. Elas representam 18 setores e somam R$961 bilhões em valor de mercado, o equivalente a 43,72% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 23/11/2011). 
 
Das 37 empresas da carteira anterior, 36 foram selecionadas também para a nova. E duas companhias ingressaram: CCR e Ecorodovias, trazendo para o ISE o setor de transportes. Com 38 companhias, a carteira de 2012 está próxima do limite máximo, que é de 40 empresas. 
 
Foram convidadas para participar da nova carteira as 182 companhias que detêm as 200 ações mais líquidas da Bolsa.  Deste total, 54 responderam o questionário de avaliação, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).  Destas, seis aderiram ao processo como treineiras, ou seja, buscando se preparar para os próximos anos.  
 
O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial.  Seus objetivos são funcionar como  uma referência para o investimento socialmente responsável e  atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. 
 
Novidades no processo de avaliação e divulgação 
 
Em constante evolução, o processo de seleção para a carteira do ISE de 2012, apresenta três importantes novidades. Uma delas é que a dimensão de mudanças climáticas passou a valer pontos. 
 
Na dimensão geral, foi introduzida uma nova questão, para verificar se as companhias desejam tornar públicas as respostas de seus respectivos questionários. Das 38 empresas que estão na nova carteira, oito permitiram a abertura de seus questionários, que estarão disponíveis no site do ISE – AES Tietê, Bicbanco, Banco do Brasil, CCR, Coelce, Eletropaulo, Energias do Brasil, Natura. As respostas podem ser consultadas aqui.
 
E uma terceira novidade é a divulgação para o público em geral dos pesos dos critérios do questionário de avaliação das empresas. 
 
 

Nova carteira 2012

 

AES Tiete*

Braskem

Coelce*

Ecorodovias

Even

Itauunibanco

Santander

Tractebel

Anhanguera

BRF Brasil Foods

Copasa

Eletrobras

Fibria

Light S/A

Sulamérica

Ultrapar

Bicbanco*

CCR*

Copel

Eletropaulo*

Gerdau

Natura*

Suzano Papel

Vale

Bradesco

Cemig

CPFL Energia

Embraer

Gerdau Met

Redecard

Telemar

 

Banco do Brasil*

Cesp

Duratex

Energias do Brasil*

Itausa

Sabesp

Tim Part S/A

 
    
Raio X da carteira 2012

- 100 % das companhias possuem compromisso com o desenvolvimento sustentável formalmente inserido em suas estratégias;
- 92 % mantêm programa de sensibilização e educação sobre o tema;
- 92 % aderiram formal e publicamente a compromissos voluntários amplamente legitimados, relacionados ao desenvolvimento sustentável, comprometendo todas as suas unidades, subsidiárias ou controladas;
- 90% possuem Comitê de Sustentabilidade ou de Responsabilidade Empresarial formalmente estabelecido; 
- 87 % possuem diretoria que se reporta diretamente à alta direção da companhia (primeiro escalão) com atribuição de tratar questões relativas à sustentabilidade;
- 84 % buscam identificar os temas mais relevantes relativos à sustentabilidade, por meio de um processo estruturado de verificação de seus impactos econômicos, ambientais e sociais significativos, conduzido com participação das principais partes interessadas; 
- 100 % publicaram Relatório de Sustentabilidade no último ano;
- 90 % utilizam as diretrizes da GRI como referência para a elaboração do relatório